Texto para discussão 08/2005

A multisectoral micro-macrodynamic model
Mario Luiz Possas*

Este é um modelo de simulação que pretende integrar a macrodinâmica com aspectos estruturais e setoriais que a conformam e modificam. É uma tentativa de analisar os efeitos macrodinâmicos, em termos de demanda efetiva, de mudanças estruturais endógenas no mesmo arcabouço. Interações micro-macro no modelo decorrem da dinâmica própria de cada nível, ao responder aos comandos recebidos dos demais. Cada setor é modelado com base em microfundamentos neo-Schumpeterianos evolucionários, acrescidos de hipóteses comportamentais micro não-ortodoxas. Juntamente com os setores externo e governamental, eles são integrados em um modelo multissetorial. As características básicas do modelo são: (1) trajetórias setoriais simuladas de uma economia estilizada são derivadas de uma dinâmica competitiva endógena, bem como de suas interações diretas (insumoproduto) e indiretas (renda, consumo); (2) os setores se distinguem por sua inserção na estrutura produtiva e nas categorias de demanda – consumo, intermediários e capital; (3) não há nenhum pressuposto de equilíbrio: interações dinâmicas entre decisões das firmas (baseadas em expectativas adaptativas) e seus efeitos geram trajetórias em aberto. Embora os resultados de simulação apresentados neste artigo dêem apenas uma breve idéia das trajetórias geradas pelo modelo, um resultado geral robusto é obtido: o comportamento cíclico do PIB e de seus principais componentes agregados.

Palavras-chave: modelos de crescimento multissetoriais.

This is a simulation model that intends to integrate macro dynamics with structural and sectoral features that shape and modify it. It is an attempt to analyze the macrodynamic effective demand effects of endogenous structural changes in the same setup. Micro-macro interactions result in the model from each level having its own dynamics dependent on the inputs it receives from the others. Each sector is modeled according to neo-Schumpeterian evolutionary microfoundations, with additional unorthodox micro behavioral assumptions. Together with exogenous foreign and government sectors, they are integrated into a multisectoral model. The main features of the model are: (1) simulated sectoral trajectories of a stylized economy derive from endogenous competitive dynamics as well as direct (input-output) and indirect (income, consumption) interactions; (2) sectors are distinguished according to their role in the productive structure and demand categories – consumption, intermediate and capital; (3) no equilibrium is assumed: dynamic interactions among firms’ decisions (based on adaptive expectations) and their effects generate open-ended trajectories. Even though the simulation results presented in this paper only give a very brief idea of the trajectories generated by the model, a general robust result is obtained: the cyclical behavior of the GDP and its main aggregate components.

Keywords: multisectoral growth models.

JEL: O41

* Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.