Texto para discussão 07/2010

Instituições e nível de renda: uma abordagem empírica para os municípios paranaenses
Ana Elisa Gonçalves Pereira*, Luciano Nakabashi**, Márcio A. Salvato***

O estado do Paraná apresenta uma grande disparidade no nível de desenvolvimento em seus municípios. A diferença entre os municípios com o maior e o menor PIB por trabalhador no início do milênio, segundo dados do IBGE (2000), era superior a 700%. Estudos para tentar detectar as causas dessa má distribuição são de grande relevância. Uma explicação para as disparidades nos níveis de renda advém da teoria institucionalista. Diversos estudos empíricos nesse campo encontram uma elevada correlação entre a qualidade institucional e o nível de desenvolvimento econômico. A teoria sugere que as instituições afetam o nível de renda por meio da distribuição de poder político, da geração de oportunidades econômicas, do estímulo à inovação e à acumulação de capital humano, além de outras vias. Tendo isso em vista, o objetivo do presente artigo consiste em mensurar a qualidade das instituições municipais paranaenses e avaliar o efeito que elas exercem sobre o nível de desenvolvimento econômico dos municípios.

Palavras-chave: instituições; desenvolvimento econômico; economia paranaense.

The Paraná State municipalities show a great of disparity in the level of development. The GDP per worker difference between the most and the least developed cities in the beginning of this millennium was superior to 700%, according to IBGE (2000) database. Therefore, studies to detect the sources of these huge income disparities among municipalities of Paraná State are of great relevance. A possible explanation for these disparities is provided by institutional theory. Many empirical studies based on this theory have found a high correlation between institutional quality and the level of economic development. This theory suggests that the institutions affect the level of economic development through its effects on the political power distribution, on the generation of economic opportunities, on innovation and human capital accumulation, and so on. Considering the above mentioned theory, the present study objective is to analyze the effects of institutional quality of Paraná State municipalities on their levels of economic development.

Keywords: institutions; economic development; Paraná State economics.

JEL: C21, O18, O43, R10

* Mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do CNPQ.
*** Doutor em Economia pela EPGE/FGV-RJ. Professor do Departamento de Economia do IBMEC-MG.