Texto para discussão 03/2010

Fatores de oferta e demanda na qualificação dos trabalhadores brasileiros
Rafael Camargo de Pauli*, Luciano Nakabashi**, Armando Vaz Sampaio***

No presente artigo, buscamos identificar os determinantes das alterações nos níveis de escolaridade nos três principais setores da economia brasileira: indústria, serviços e agropecuária; sob a perspectiva teórica da hipótese dos três setores. Verificou-se que, embora tenham ocorrido mudanças nas composições do produto e do emprego entre os setores, principalmente na década de 1990, as demandas relativas por trabalhadores qualificados não sofreram alterações relevantes na indústria ou nos serviços. Além disso, nos períodos em que se observaram os maiores aumentos de escolaridade, também ocorreram as maiores quedas salariais reais, sugerindo que o aumento da oferta de ensino foi o fator predominante na determinação do nível de qualificação médio do mercado de trabalho brasileiro. As mudanças estruturais contribuíram, em geral, de forma marginal e negativa na demanda por mão-de-obra com níveis mais elevados de qualificação em todos os três setores.

Palavras-chave: escolaridade dos trabalhadores; mudanças estruturais; demanda por mão-de-obra qualificada; oferta de mão-de-obra qualificada.

In the present article, we attempt to identify the sources of the changes in the labor schooling level in the three main sectors of the Brazilian economy: manufacturing, services and agriculture; based on the theoretical perspective of the three sectors hypothesis. It was verified that, despite the changes in the product and employment among sectors, mainly in the 90s, the relative demands for qualified workers has not experimented significant changes. Moreover, in the periods in which schooling has increased more, the workers’ wage has decreased more. This fact suggests that the increase in labor qualification was mainly due to the increase of this factor supply. The structural changes had contributed, in general, in a marginal and negative way to labor force level of qualification demand in all the three sectors.

Keywords: labor schooling; structural changes; demand for qualified labor; supply of qualified labor.

* Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná.
** Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG), professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador do Boletim Economia & Tecnologia.
*** Doutor em Economia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.