Texto para discussão 11/2009

O Boticário e Miguel Krigsner: papel do empresário schumpeteriano na indústria
Armando Dalla Costa*, Gustavo Pereira da Silva**

As empresas existem para inovar, criar produtos, atender às demandas dos consumidores e gerar lucros para seus proprietários e acionistas. O Boticário não é exceção e busca atender seus consumidores, inovando e lançando, permanentemente, novos produtos de perfumaria, maquiagem e cosméticos. Este texto pretende resgatar na literatura empresarial as principais concepções acerca do empresário e seu papel e, em seguida, ver como Miguel Krigsner exerceu aspectos de empresário inovador, criador de novos produtos e comandou a combinação de novos fatores de produção ao longo destes 31 anos da empresa. Para tanto, o artigo faz uma releitura de sua história, enfocando esta relação e transcrevendo experiências que foram determinantes para seu sucesso. O Boticário começou como farmácia de manipulação em 1977, no centro de Curitiba. Quando este local ficou pequeno para atender à demanda, uma nova fábrica foi construída em São José dos Pinhais, inaugurada em 1980, de onde saem hoje todos os produtos tanto para o mercado nacional como internacional. Não foi só na produção de perfumes e cosméticos que O Boticário inovou. Também para distribuir os produtos diferenciou-se dos concorrentes, construindo uma rede de franquias que se tornou referência, recebendo prêmios nacionais e internacionais. O texto termina analisando a relação da empresa com a natureza, destacando as atividades de preservação e os investimentos em projetos ligados ao meioambiente. Em seguida são apresentadas as principais conclusões.

Palavras-chave: o Boticário; perfumes e cosméticos; inovação de produtos; franquias.

Firms exist to satisfy people’s basic needs and to fulfil their dreams. O Boticário is in the second case, proposing to make its customers more good-looking and young by providing them with perfumery and cosmetic products. This text aims to review, among the economics theories, the main concepts of the entrepreneurs and his function and, after that, to see how Miguel Krigsner has been innovative, creating new products, and combining new factors of production throughout 30 years of the firm’s history. For that, the text studies the firm’s history, describing the most important experiences for the firm’s success. O Boticário began as a pharmacy in 1977, in the center of Curitiba. When the place became too small to meet demand, a new factory was built in São José dos Pinhais, in 1980. All their produits are made in this factory, both for the national and international market. It is not only in the perfumery and cosmetic areas that O Boticário has innovated. It is has also differed from its competitors in term of products distribution by creating a franchising system that has become a reference, receiving national and international awards. The text ends by analyzing the firm’s relation with nature.

Keywords: o Boticário; perfumes and cosmetics; innovation of products; franchising.

JEL: L11; L21; L25

* Pós Doutor pela Université de Picardie Jules Verne – Amiens, França. Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.
** Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorando em Desenvolvimento Econômico na UNICAMP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).