Texto para discussão 05/2009

Auto-seleção e aprendizado no comércio exterior das firmas industriais brasileiras
Sérgio Kannebley Júnior*, Luiz Alberto Esteves**, Alexandre Messa Peixoto da Silva***, Bruno César O. de Pino Araújo****

Esse trabalho procura realizar uma análise integrada das hipóteses de auto-seleção e aprendizado para as exportações, oferecendo elementos para a discussão sobre a formulação recente da política de promoção de exportações. São utilizadas informações de firmas industriais brasileiras no período de 2000 a 2006 extraídas das bases de dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e da Pesquisa Industrial Anual (PIA). Além da análise descritiva sobre as características observáveis das empresas, esse trabalho conta com análise econométrica sobre os determinantes da persistência e da permanência da firma na atividade exportadora. Seus principais resultados indicam que hysterese na atividade exportadora está mais fortemente presente nas micro e pequenas empresas, sendo tais categorias as principais responsáveis pelos fluxos de entrada e saída no mercado externo. Em segundo lugar, de que existe uma clara relação entre valor de estréia, persistência e permanência na atividade exportadora. No entanto, conforme foi possível observar essa relação não está apenas pautada pelos argumentos de autoseleção, mas também pelos argumentos relacionados à hipótese de aprendizado pelas exportações na medida em que são evidencias trajetórias diferenciadas para os prêmios de produtividade anterior e posteriormente à entrada no mercado externo.

Palavras-chave: firmas industriais exportadoras; auto-seleção; aprendizado pelas exportações; ganhos de produtividade.

This article looks for to carry through an integrated analysis of the auto-selection hypotheses and learning by exporting hypothesis, offering elements for the quarrel on the recent promotion of exportations policies. We use here Brazilian manufacturing firms data from 2000 to 2006, from the Escritoire of Foreign Trade (SECEX), Annual Relation of Social Information (RAIS), and of the Annual Industrial Research (PIA). Beyond the descriptive analysis on the observable firm´s characteristics, this work has an econometrical analysis on the persistence, and the permanence firm´s determinants on the exporting activity. Its main results indicate that hysteresis in the exporting activity is stronger in micron and small companies, being such main categories responsible for the entrance flows and the exit in the external market. Aftermath, it exists a clear relation between entrance value, persistence and permanence in the exporting activity. However, as it was possible to observe this relation is not only based on by the auto-selection arguments, but also for the arguments related to the hypothesis of learning by exportations, as long as we obtain evidences of differentiated paths for of productivity premium before, and later, to the entrance in the external market.

Keywords: industrial exporters; self-selection; learning-by-exporting; productivity gains.

JEL: L1, F14

*Autor da Universidade de São Paulo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP).
** Autor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Autor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA-DF).
**** Autor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA-DF).