Texto para discussão 01/2009

Impactos da mudança estrutural da economia brasileira sobre seu crescimento
Luciano Nakabashi*, Fábio Dória Scatolin**, Marcio José Vargas da Cruz***

Na abordagem estruturalista, o papel da indústria tem um destaque, pois vários fatores apontam que esse é um setor essencial para a dinâmica da economia. HIRSCHMAN (1958) aponta que a indústria tem um nível mais elevado de encadeamentos para frente e para trás em relação aos demais setores. Adicionalmente, o autor coloca que as externalidades positivas e os efeitos de transbordamentos seriam mais relevantes naquele setor. KALDOR (1957) ainda chama a atenção para o maior potencial dos ganhos de escala estáticos e dinâmicos da indústria. Considerando esses argumentos, o presente estudo busca analisar os efeitos da mudança estrutural da economia brasileira sobre o seu desempenho no período 1948-2007.

Palavras-chave: crescimento econômico; mudança estrutural; modelos auto-regressão vetorial (VAR).

In the structuralist approach, the industry sector has an outstanding role because several features point that this is an essential sector for the economy’s dynamics. HIRSCHMAN (1958) points out that the industry sector has more backward and forward linkages comparing to the other sectors of the economy. Additionally, he states that positive externalities and spillovers are more relevant in that sector. KALDOR (1957) also stresses that the industry has more potential to present static and dynamic economies of scale. Considering these arguments, the present paper’s goal is to investigate the effects of the Brazilian economy structural change on its performance in the period 1948-2007.

Keywords: economic growth; structural change; vector autoregression model (VAR).

JEL: C22, L16, L60, O14

* Doutor em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG) e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor em economia pela Universidade de Londres, e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Mestre em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e professor do Departamento de Economia da mesma instituição.