Texto para discussão 07/2008

Nacionalidade das empresas e fluxo de empregos no Brasil
Pedro S. Martins*, Luiz A. Esteves**

A segunda metade da década de noventa é um período caracterizado por um grande aumento dos investimentos (e desinvestimentos) externos no Brasil. Essa mudança estrutural da economia brasileira é a motivação para esse estudo sobre as diferenças no fluxo de empregos entre empresas domésticas e estrangeiras. Trata-se de um tema sobre o qual há pouca evidência, mesmo para países desenvolvidos, embora não seja raro considerar as empresas estrangeiras como mais `voláteis' que as empresas nacionais. Usando dados da RAIS e de outras bases e uma amostra de empresas nacionais e estrangeiras criada a partir de técnicas de `matching', nós comparamos várias medidas de fluxos de empregos nos dois tipos de empresas. Verificamos que, a existir diferenças entre os dois tipos de empresas, são as empresas domésticas que apresentam maiores taxas de destruição e de realocação de empregos e menores taxas de crescimento líquido de empregos.

Palavras-chave: empresas estrangeiras; destruição de emprego; 'matching'.

The late 1990s in Brazil are a period characterized by a large increase in foreign direct investment inflows (and outflows). This process motivates the present study about job flows in domestic and foreign firms. Although foreign firms tend to be considered more `footloose’ than domestic firms, there is very little evidence on this difference, even for developed countries. Using data from RAIS, a large matched employer-employee panel, and other data sets and a sample of foreign and domestic firms created from a propensity score matching analysis, we compare different measures of job flows across the two types of
firms. We find that, if there is any difference between the two, it is the domestic firms that exhibit greater destruction and reallocation rates and lower net job creation.

Keywords: foreign firms; job destruction; matching.

JEL: J31, J63, F23

* Queen Mary, University of London; IZA, Bonn; and CEG-IST, Lisbon.
** Universidade Federal do Paraná e Universidade de Siena.