Texto para discussão 15/2007

Os efeitos do câmbio e juros na balança comercial paranaense
Luciano Nakabashi*, Marcio José Vargas da Cruz*

O câmbio afeta a estrutura produtiva da economia através do seu impacto sobre o setor externo. Alguns estudos empíricos sugerem que o recente processo de valorização cambial pelo qual o país está atravessando tem um impacto significativo sobre a perda de competitividade de alguns setores chaves, afetando a criação de emprego e o desenvolvimento de longo-prazo. O efeito da elevada taxa de juros no desempenho da economia através de alterações nas decisões de investimento dos empresários também é de extrema relevância. Desse modo, a análise dos efeitos do câmbio e juros sobre a estrutura produtiva passa a ser de extrema importância para se entender o desenvolvimento da região. Tendo essa preocupação como pano de fundo, o principal objetivo do presente artigo é analisar o impacto dessas duas variáveis nos níveis de exportações e importações no Paraná entre abril de 2001 e dezembro de 2006.

Palavras-chave: economia paranaense; setor externo; taxa de câmbio; taxa de juros.

The exchange rate affects the economy productive structure through its impact on the external sector. Some empirical studies suggest that the recent process of exchange rate evaluation in the Brazilian economy has a significant impact on some of its key sectors competitiveness, disturbing creation of job and long run development. The effects of high interest rate on the economic performance through shifts on the entrepreneurs’ investment decisions are also extremely important. Therefore, the analysis of exchange and interests rates effects on the productive structure is truly important to understand a regions’ economic performance. Taking into consideration this scenario, the present study main objective is to analyze the impact of these two above mentioned variables on Paraná State external sectors between April of 2001 and December of 2006.

Keywords: Paraná's economy; external sector; exchange rate; interest rate.

JEL: C13, F10, O11, O24

* Professores do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).