Texto para discussão 11/2007

Capital humano nos municípios paranaenses
Luciano Nakabashi*, Evânio Felippe

Vários estudos têm mostrado a importância do capital humano para explicar a diferença no nível de renda e na taxa de crescimento entre diferentes países. Adicionalmente, alguns estudos também foram feitos para os estados brasileiros. A presente análise busca avaliar a importância desse fator na explicação da diferença no nível e na taxa de crescimento do PIB por trabalhador nos municípios paranaenses, visto a importância desse fator e também que há considerável diferença no nível e na taxa de crescimento do PIB por trabalhador entre eles, o que não seria de se esperar por se tratar de municípios próximos (mesmo estado) com facilidade de movimentação dos fatores de produção. A análise empírica é feita através de uma comparação entre os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Dados de Painel.

Palavras-chave: capital humano; municípios paranaenses; dados de painel.

Human capital seems to be an extremely important feature to be disregarded in the evaluation of this factor impacts on income per worker (rate of growth and level). This is the reason for the emergence of many recent studies which includes this variable in the empirical analyses as studies comparing different countries or states of a country. The present study’s goal is to make an empirical analysis using a human capital proxy for the Paraná State Municipalities in the 1980-2000 period. The methods employed in the empirical analyses are Ordinary Least Squares (OLS) and Panel Data regressions.

Keywords: human capital; Paraná municipalities; panel data.

JEL: C23, I20, O11, O16

* Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).