Texto para discussão 10/2007

Investimento, indústria e crescimento econômico brasileiro: uma análise da relação de causalidade
Luciano Nakabashi*, Fábio Dória Scatolin**, Marcio José Vargas da Cruz***

Na literatura econômica relacionada ao tema do crescimento e desenvolvimento econômico dois pontos são freqüentemente apontados como sendo de fundamental importância no desempenho das economias. O primeiro é de que a realização de investimentos produtivos é uma condição necessária para a geração de capacidade produtiva na indústria e em outros setores da economia. O segundo ponto é a percepção de que o investimento no setor industrial é um motor do crescimento econômico. O presente estudo busca analisar a relação de causalidade entre essas três variáveis (investimento, crescimento industrial e crescimento econômico) através do teste de causalidade (ou precedência temporal) de Granger para a economia brasileira entre 1948 e 2005.

Palavras-chave: crescimento econômico; indústria; teste de causalidade de Granger.

In the economic growth and development literature there are two elements that are usually considered to be essential in shaping countries’ economic performance. The first one is that investments on the real sector are a necessary condition to generate productive capacity on industry and other economic sectors. The second one is the perception that investment on industrial activities is an engine of economic growth. The main objective of the present study is to analyze the causality relation involving investment, industrial growth, and economic growth by means of the Granger causality test for the Brazilian economy between 1948 and 2005.

Keywords: economic growth; industry; Granger causality test.

JEL: C22, L16, L60, O14

* Doutor em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federala de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG).
** Doutor em economia pela University of London. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Mestre em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).