Texto para discussão 09/2007

Salários e riscos de acidentes de trabalho: evidências diferenciais compensatórias para a indústria manufatureira
Luiz Alberto Esteves*

O objetivo deste trabalho é fornecer evidências empíricas para a hipótese de diferenciais compensatórios de salários para a indústria brasileira de transformação. O argumento básico é o de que empresas que expõem seus trabalhadores a maiores riscos de acidentes de trabalho deveriam compensá-los com maiores salários. Os resultados obtidos neste trabalho corroboram os fatos estilizados da literatura, ou seja, a ausência do controle da heterogeneidade não observada dos trabalhadores subestima fortemente os valores dos prêmios compensatórios e, após tal controle, a hipótese de diferenciais compensatórios é amplamente corroborada. Adicionalmente, resultados obtidos a partir de estimativas com variáveis instrumentais e efeitos fixos de firmas também são apresentados.

Palavras-chave: diferenciais compensatórios; diferencial de salários inter-industriais; determinação de salários.

The aim of this paper is to provide empirical evidences of compensating wage differentials for Brazilian manufacturing firms. This theory states that higher injury risk firms would pay higher wages in order to attract workers – it implies a tradeoff between
wages and job amenities. The empirical evidences of this paper are similar to stylized facts of the literature: omitted variables bias provides underestimated values for the injury risks coefficient, but after controlling the unobserved heterogeneity of workers the coefficient becomes positive and significant. In addition, this paper provides estimations from alternative models like instrumental variables and firms fixed effects

Keywords: compensating wage differentials; industry wage differentials; wage determination.

JEL: J31

* Universidade Federal do Paraná e Università di Siena.