Texto para discussão 07/2007

Incompatibilidade escolaridade-ocupação e salários: evidências de uma empresa industrial brasileira
Luiz Alberto Esteves*

As duas últimas décadas forneceram uma vasta literatura empírica sobre a incompatibilidade escolaridade-ocupação e salários. Evidências sobre a incidência de over e under-education são disponíveis para vários países desenvolvidos em diferentes períodos de tempo. Evidências de retornos sobre ORU (over-education, educação requerida e under-education) também são amplamente disponíveis para estes países. Uma segunda onda de trabalhos empíricos tem focado sobre questões ainda pouco
exploradas na literatura: (1) Seriam os retornos sobre ORU um firm wage effect?; (2) Seriam os retornos sobre ORU ainda significativos após o controle da heterogeneidade não observada dos trabalhadores?; (3) Overeducation decorre de um investimento deliberado dos trabalhadores em suas carreiras? O objetivo deste trabalho é fornecer algumas evidências para as questões acima mencionadas utilizando informações individuais de trabalhadores empregados em uma grande empresa industrial brasileira.

Palavras-chave: educação; salários; over-education.

Job-Schooling mismatch and wages has received too much attention from developed countries researchers. The last two decades has provided a lot of empirical evidences on the incidence of over and under-education across developed countries in different periods, and returns on ORU (over-education, required education, and under-education). A recent wave of empirical works has focused on deeper questions: (i) Are ORU returns a firm wage effect? (ii) Do ORU returns remain significant after controlling for unobserved workers heterogeneity? (iii) Is over-education a deliberate investment decision of workers in their careers? The goal of this paper is to provide evidence for these questions by using personnel records of a large Brazilian manufacturing plant.

Keywords: education; wages; over-education.

JEL: J31, J41

* Universidade Federal do Paraná e Università di Siena.