Texto para discussão 04/2007

Desindustrialização? Uma análise comparativa entre Brasil e Paraná
Fábio Dória Scatolin*, Marcio José Vargas da Cruz**, Gabriel Porcile***, Luciano Nakabashi****

Este artigo trata das evidências do processo de desindustrialização na economia brasileira, comparando-o com a economia paranaense. O estudo mostra a perda de representatividade da indústria de transformação no valor agregado e na composição ocupacional ao longo dos últimos anos, discutindo as possíveis causas e efeitos no longo prazo. Observa-se, em
particular, uma diferente dinâmica deste processo entre o Brasil e o caso específico do Paraná, o que reflete a intensa mudança da estrutura produtiva paranaense ocorrida ao longo da década de 1990.

Palavras-chave: desindustrialização; indústria; desenvolvimento econômico.

This paper discusses the empirical evidence on deindustrialization in Brazil, which is compared with the case of Parana. The study suggests that the participation of industry has fallen in Brazil, and discusses the implications of this trend for long run growth. On the other hand, a different trend is observed in the case of Parana, reflecting the process of structural change that took place in this state in the nineties.

Keywords: deindustrialization; industry; economic development.

* Doutor em economia pela University of London. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Mestre em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Doutor em história econômica pela London School of Economics. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
**** Doutor em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).