Texto para discussão 03/2006

Economia pós-keynesiana: origem, programa de pesquisa, questões resolvidas e desenvolvimentos futuros
José Luís Oreiro*

Este artigo tem por objetivo fazer uma pequena digressão sobre o surgimento e o conteúdo do programa de pesquisa pós-keynesiano, com vistas à delimitação do conjunto de questões que podem ser consideradas como “questões resolvidas” no contexto desse programa de pesquisa; bem como a definição das questões que ainda merecem um melhor tratamento por parte do mesmo. As questões tratadas aqui são de natureza essencialmente teórica, tendo sido deixadas de lado quaisquer considerações de natureza empírica que eventualmente sejam tratadas pelo programa de pesquisa em consideração.

Palavras-chave: economia pós-keynesiana; programa de pesquisa; metodologia científica.

*Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diretor do Centro de Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Paraná (CEPEC) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).