Texto para discussão 19/2005

A Sadia e as sucessivas sucessões nas empresas familiares
Armando João Dalla Costa*

Estudar a história da Sadia com o objetivo de entender a relação entre a empresa e o comando direto nas mãos do fundador, filhos-genros e netos é o que se propõe este texto. Inicia mostrando como Attilio Fontana passou de comerciante a industrial, começando com um pequeno empreendimento de poucos produtos e voltado para o mercado local e regional. Em seguida busca entender como se deu a evolução em número de unidades industriais, diversificação de produtos, ocupação do mercado nacional e exportações, sob o comando da segunda geração. A partir da primeira metade da década de 1990, sob a direção dos netos do fundador, analisa a situação atual da companhia no mercado interno, assim como sua presença cada vez mais significativa no exterior.

Palavras-chave: Sadia; empresa familiar; produção de alimentos; sucessão.

* Doutor pela Université de la Sorbonne Nouvelle Paris III. Professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial - NUPEM.