Texto para discussão 09/2005

Métodos de obtenção da matriz de contabilidade social do Paraná para o ano 2000
Blas E. Caballero Nuñez*, Ricardo Kureski**

O objetivo deste estudo é apresentar a metodologia de construção da Matriz de Contabilidade Social (MCS) referente ao Estado do Paraná para o ano 2000, e a Matriz de Relações Intersetoriais correspondente, que constituiu a principal base de dados. Também foram utilizados dados da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, da Receita Federal, da Previdência Social, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, e os microdados do Censo Demográfico do Paraná de 2000. A MCS foi construída com 52 linhas e colunas, correspondentes às 41 Atividades econômicas, mais a decomposição do valor adicionado em Salários (desagregados para Empregados com carteira, Empregados sem carteira, Empregadores e Empregados por conta própria), e o Excedente operacional bruto, além das contas Famílias, Governo (Gastos e Receitas), Investimentos, Transações com o resto do Brasil, Transações com o exterior, e Demanda total.

Palavras-chave: insumo-produção; matriz de contabilidade social; Paraná.

* Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Professor de Pós-Graduação em Economia e Política Florestal e de Graduação em Ciências Contábeis, e Pesquisador Adjunto e Coordenador do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados – QUANTA, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Técnico do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e Pesquisador Adjunto do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados – QUANTA, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).